Translate

terça-feira, 25 de agosto de 2009

ONU diz que 200 milhões usam droga - HOJE EM DIA - MG - 30/6/2005

POLÍCIA chinesa queima uma tonelada de drogas apreendidas: consumo cresceu 8% (Foto AFP)

VIENA - Cerca de 200 milhões de pessoas, ou 5% da população mundial com idade entre 15 e 64 anos, consomem drogas ao menos uma vez ao ano, segundo o relatório 2003-2204 da ONU divulgado ontem. Esse 'mercado' movimentou US$ 320 bilhões em 2004. O estudo também aponta o Brasil como o 2º país com maior número de portadores do vírus da Aids entre os usuários de drogas na América Latina, além de ser uma das principais rotas do tráfico de cocaína.
Quase 50% daqueles que usam algum tipo de droga no Brasil estão infectados com o vírus HIV.
Entre os membros desse grupo, apenas 12,5% usam camisinha durante o ato sexual. Os efeitos da despreocupação com o assunto atinge ainda mais as mulheres: 40% delas foram contaminadas com o vírus HIV por manter relações sexuais com parceiros usuários de drogas.
Ainda segundo o estudo, a maior parte da cocaína que é destinada ao mercado europeu entra pela Espanha ou Holanda, enviada da Venezuela e do Brasil. Os traficantes também desenvolveram uma outra rota. Ao sair dos países andinos produtores, passa pelo Brasil e depois segue para o continente africano, de onde é enviada para os países europeus. Em 2003, o Brasil foi o oitavo país com a maior quantidade de cocaína apreendida pelas autoridades, e o quinto em relação à maconha.
A produção de cocaína na Bolívia aumentou 35% no ano de 2004. Também houve crescimento no Peru. Em compensação, houve diminuição da produção da droga na Colômbia, país que recebe a maior ajuda econômica dos EUA no combate às drogas. As áreas cultivadas teriam caído de 160 mil para 80 mil hectares.
A maconha e o haxixe continuam sendo as drogas mais populares entre os usuários de todo o mundo. Mais de 160 milhões de pessoas já usaram maconha ao menos uma vez, e o consumo da droga deverá crescer nos próximos anos. Em 2004, 15 milhões de pessoas passaram a usar maconha, segundo o estudo.
Em segundo lugar no consumo mundial de drogas está a anfetamina, com 26 milhões de usuários, seguida pelo ecstasy (7,9 milhões de usuários). Apesar dos números alarmantes, o consumo desses tipos de droga sintética tem diminuído, segundo a ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário