Translate

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Pão Diário 09 de Novembro


O capítulo 8 de Hebreus traz uma gloriosa descrição da nossa posição como cristãos. Embora em uma nova aliança com Deus. Quais suas vantagens? Ela pode ser inscrita em nossa mente e no nosso coração. Não está restrita como promessa a um único povo, mas destina-se a todos. Também traz a oferta do perdão dos pecados a cada nova geração.
            Outra informação necessária sobre essa nova aliança é que ela substitui aquela que Deus havia feito antes apenas com o povo de Israel. Como a nova é superior, por que a antiga permaneceria? Todavia, por incrível que pareça, essa aliança inferior vive sendo tirada do baú pela religiosidade atual. São sacerdotes, rituais, obras, sacrifícios, liturgias, símbolos, atribuição de poder a lugares “santos” e outras superstições dando vida nova àquilo que na verdade já morreu.
            A nova aliança está presente em quase tudo o que Jesus ensinou sobre o Reino de Deus. Há sempre ali uma nota de alegria. A ovelha perdida, o filho pródigo, a moeda, a semente de mostarda, o grande banquete, os trabalhadores da última hora, felizes pela generosidade do dono da vinha, a alegria da samaritana... que coisa gloriosa, essa nova aliança!
            Você já havia percebido esse honroso e imerecido lugar que Deus lhe concede? Já mediu o tamanho da riqueza? Já se imaginou como companheiro eterno dos apóstolos e dos mártires? Creio que Paulo estava pensando nisso quando escreveu o primeiro capitulo da carta aos Efésios (confira). Expliquemos agora o título. O autor ressalta toda essa grandeza para depois nos avisar: Os que rejeitaram a aliança inferior sofreram grande castigo. Depois alerta para o castigo que merecerá quem insultar o Filho de Deus e profanar o sangue dessa nova aliança (Hb 10.29). Toda sua descrição desemboca depois nesse solene aviso. A nova aliança com Deus por meio de Jesus merece toda a nossa dedicação. – MJT
Deus nos oferece de graça a aliança com ele –
pode haver algo maior?

Nenhum comentário:

Postar um comentário