Translate

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Pão Diário 25 de Outubro


Impressiona o interesse do salmista na Palavra de Deus, a ponto de dizer que meditava nela o dia inteiro, o que não significa que ficasse o dia inteiro debruçado sobre a Bíblia.
          A meditação implica conhecer e assimilar os conceitos e pensamentos de Deus expostos na Bíblia, refletindo sobre eles. É como um boi ruminando o alimento. Significa que é preciso ingerir o alimento para depois digeri-lo aos poucos, ativamente. O boi rumina o alimento muitas vezes até que este faça parte dele.
            O primeiro passo indispensável para a meditação eficiente é a conversão a Cristo, ou seja, a pessoa precisa ter nascido de novo pela ação do Espírito Santo, para ter vida espiritual e poder entender os princípios de Deus. A Bíblia diz: “Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entende-las porque elas são discernidas espiritualmente” (1Co 2.14).
            A meditação é como aprender outro idioma. Suponhamos que você queira aprender inglês. 1° passo: você ouve alguém dizer palavras em inglês e então procura o significado delas em português; 2° passo: para expressar-se em inglês, precisa verter as palavras da sua língua para a outra. Até aqui você pensa em português, mas fala com vocábulos de outra língua. 3° passo: ao se familiarizar com o inglês, você começa a pensar em inglês e se expressar assim sem passar pelos primeiros dois passos. Quando começar a fazer isso, pode-se dizer que está começando a aprender o outro idioma.
            De forma semelhante, se você ler um texto bíblico e alguns versículos parecerem não fazer sentido, é sinal de que ainda está considerando os pensamentos de Deus segundo o seu próprio raciocínio. O que você precisa fazer na meditação é assimilar os princípios de Deus na sua vida e praticá-los. Pode demorar um tempo até você chegar a este ponto, mas o que importa é continuar crescendo cada dia mais. – MM
À medida que assimilamos os princípios de Deus,
seremos mais semelhantes a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário