Embora o secretário de Segurança tenha comparado algumas áreas do Rio aos padrões europeus de segurança, um levantamento feito pelo EXTRA a partir de dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) do estado e da Metropolitan Police, o órgão de segurança pública de Londres, mostrou uma diferença de 44 vezes entre a taxa de alguns crimes nas regiões metropolitanas da capital inglesa e do Rio.
De janeiro a setembro deste ano, Londres e os demais municípios que compõem a área metropolitana registraram 80 homicídios dolosos. Já no Rio, a soma dos assassinatos registrados na capital, na Baixada e na chamada Grande Niterói, no mesmo período chega a 3.566 mortes.
A comparação também é desfavorável aos cariocas em outros tipos de crime. Na Região Metropolitana do Rio, foram registrados 977 estupros só este ano. Em Londres, foram 566. Quanto aos roubos a estabelecimentos comerciais, o Rio de Janeiro já acumula 2.967 ocorrências desde o início do ano, e Londres, apenas 596.
Apesar de ter estatísticas de segurança pública bem diferentes, as duas regiões metropolitanas têm quase o mesmo número de habitantes. Tanto na Grande Londres (composta por Londres, Westminster e mais 32 distritos) quanto no Grande Rio moram cerca de 12 milhões de pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário