Translate

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Pão Diário 30 de Outubro

A carta à igreja de Esmirna ensina que os cristãos devem perseverar sempre. Aquela igreja cristã estava sendo pressionada por muitos poderes com o objetivo de destruí-la. Era uma caminhada muito difícil, mas os cristãos não tinham outra alternativa senão continuar seguindo ao Senhor Jesus, persistindo e permanecendo alegres, olhando para o futuro, apesar das grandes ameaças. Estavam sendo desafiados a perseverar, com esperança real e concreta, no meio de uma sociedade corrompida, até que recebessem o prêmio reservado somente aos fiéis, que não param na caminhada da vida cristã.
            Quando João escreveu o livro de Apocalipse, Esmirna era uma cidade muito importante na Ásia Menor. Situada a pouca distância da Éfeso, era muito rica e linda, e por isso chamada de “Glória da Ásia”. Existiam ali vários templos pagãos. Os cristãos estavam rodeados de adoração pagã, pressionados pelo comércio exagerado e coagidos a adorar o imperador romano. A lei conhecida como Pax Romana exigia que todos os cidadãos do Império se curvassem diante de sua imagem. Esmirna foi a primeira cidade a obedecer a essa lei. Nessa situação a igreja recebe esta carta de Jesus, com uma mensagem encorajadora. Jesus lhe diz saber como ela vivia numa sociedade que amaldiçoava os que criam num Deus vivo e verdadeiro. Se ela perseverasse, contudo, receberia a coroa da vida.
            Podemos fazer um paralelo entre a situação da cidade de Esmirna e a de nossos dias. Vivemos numa sociedade corrompida. Os templos aos deuses pagãos estão nas passeatas, no consumismo exagerado e até mesmo dentro de nossas casas. A mensagem dirigida aos cristãos pelo Espírito orienta-os a perseverar em curvar-se diante desses deuses. – JG
Fidelidade é a resposta que Deus pede
à sua oferta de vida eterna por meio de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário